O conceito empresarial que vamos apresentar neste artigo é o Valuation. Termo derivado do inglês, a tradução para o português seria algo como avaliação de empresas. O valuation é usado, principalmente, pelos empresários que compram e vendem negócios, assim como para quem investe em ações. O foco desse material é te ajudar a compreender o conceito de valuation e como calculá-lo, mesmo no caso de micro e pequenas empresas.
Já se perguntou quanto vale financeiramente o seu negócio? Segundo artigo do Sebrae sobre o assunto, essa pergunta pode aparecer em diversos momentos: “na hora de buscar um aporte de capital de risco, quando um sócio quer comprar as cotas de outro ou surge uma oportunidade de vender o negócio.”
Te convidamos a ler o conteúdo até o final para saber mais sobre o Valuation e aprender como calcular o valor da sua empresa para o mercado.
O que é Valuation?
Valuation é o processo de calcular o valor de uma empresa. Resumidamente, é o valor de mercado de uma empresa, quanto ela vale caso seja vendida. O seu cálculo pode ser feito de diversas formas, buscando descobrir o preço justo do empreendimento.
Pensando a longo prazo, quando uma empresa está em expansão podem surgir propostas de compra, investimento ou entrada e saída de sócios. Em todos esses casos, é preciso fixar o preço do seu negócio com embasamento e alinhado com a realidade, buscando vender por um valor justo ou dar uma participação proporcional para investidores ou novos sócios.
Como calcular o Valuation?
O cálculo do valuation se dá a partir de projeções e indicadores financeiros. Existem alguns métodos disponíveis, portanto você deve escolher aquele que mais faz sentido para o seu tipo e tamanho de negócio. Veja a seguir três maneiras de calcular o valuation, por ordem de facilidade:
1.Método contábil ou patrimonial:
Neste modelo de cálculo, será avaliado apenas o patrimônio líquido do negócio, ignorando itens intangíveis como marca e patentes. Para encontrar o patrimônio líquido, considere os ativos (bens, máquinas, direitos, contas a receber) e os passivos (dívidas, obrigações, contas a pagar) da empresa.
A diferença entre os ativos e os passivos será o valor de mercado do seu negócio. Esse é um dos métodos mais superficiais para calcular o valuation, podendo gerar algumas distorções, por isso é recomendado utilizar outro cálculo além deste.
2. Múltiplos de mercado:
Este método se dá ao comparar os números de uma empresa com os de seus concorrentes. Para realizar o cálculo, basta analisar o lucro, faturamento e outros indicadores relevantes para o setor. Vale destacar que a análise comparativa de valores precisa ocorrer entre empresas semelhantes, principalmente com relação ao tamanho e ao setor em que atuam.
- Fluxo de caixa descontado:
É uma das técnicas mais conhecidas para avaliar o valor de uma empresa. Para isso, é preciso analisar as receitas e os custos do negócio, buscando projetar o lucro que a empresa terá em cinco anos. Também é necessário levar em conta os riscos externos, os conhecidos fatores macroeconômicos, como juros, inflação e a depreciação dos bens.
A partir dessa projeção de lucros futuros, o empresário precisa considerar uma taxa de desconto, que pode variar bastante. Para encontrar a taxa de desconto, que varia entre 28% e 50% (segundo conteúdo do canal StartupHero), o empresário precisa fazer um estudo do tamanho da empresa, do setor, e das características e especificidades do negócio.
Por que vale a pena descobrir o valuation da minha empresa?
O valuation contextualiza sobre os valores do mercado, traz mais informações para que o empresário possa tomar decisões mais assertivas. Ele também facilita os novos investimentos e as possibilidades de crescimento de uma empresa. Esse conceito reforça uma estratégia que já trouxemos aqui no blog em artigos anteriores, que é a importância dos dados para a tomada de ação no contexto empresarial.
Por mais que o Valuation seja usado especialmente nos momentos de compra ou venda de empresas, e quando surgem investidores interessados, é importante que todo empresário, que tenha como objetivo principal expandir o seu negócio, conheça esses e outros conceitos fundamentais para alcançar suas metas.
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