Ícone do site Nuvecon

ROI: Saiba o que é o Retorno sobre o Investimento e como calculá-lo

Blog - Nuvecon

Para um micro ou pequeno empresário que está começando no mundo dos negócios, podem surgir algumas dúvidas sobre os diversos termos existentes no universo financeiro. O ROI, sigla que vem do inglês “Return Over Investment”, é um deles. No geral, esses conceitos são simples e podem servir de parâmetro para definir melhores estratégias e optar por escolhas mais assertivas para o empreendimento. 

Para te ajudar nesse caminho, vamos explicar tudo sobre o que é o Retorno sobre o Investimento e como calculá-lo. Leia o artigo até o final e anote os pontos mais relevantes para consultar depois.

O que é ROI?

O ROI, ou retorno sobre o investimento, é um indicador usado para mensurar a eficiência e a lucratividade dos investimentos. Entender o ROI é fundamental para investir de maneira mais consciente e alinhada com o desenvolvimento do negócio. A partir de seu cálculo, é possível identificar se os investimentos realizados alcançaram bons resultados ou se estão prejudicando o seu lucro.

De maneira geral, o ROI serve para dizer qual foi o quociente financeiro de qualquer tipo de investimento realizado na empresa. Ou seja, ele pode indicar lucro ou prejuízo, trazendo mais clareza para o dia a dia do empreendedor. 

Ele é indicado para contextos de investimento em que há uma relação direta entre a entrada e a saída de recursos. É muito usado no marketing digital, avaliando o retorno do investimento em diferentes canais. De acordo com artigo do Sebrae Respostas, o ROI pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do retorno sobre o investimento, basta subtrair do ganho obtido o investimento inicial. O resultado da subtração deve ser dividido pelo valor do investimento inicial. Pronto, aí está o ROI. 

Por se tratar de uma correlação, o resultado será um valor positivo ou negativo da quantidade de vezes que o investimento foi favorável (ou até desfavorável, em algumas situações). Caso queira avaliar o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

A fórmula do ROI é a seguinte: 

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

3 pontos para considerar junto com o cálculo do ROI

Vale dizer que existem diversos tipos de investimentos diferentes, e, por isso, normalmente apresentam retornos distintos, variando também no período de tempo em que os resultados são alcançados.

Agora, listamos 3 motivos para você aplicar o ROI na sua rotina empresarial

A partir da mensuração do ROI, é possível identificar a partir de números e de um critério objetivo quais são os investimentos que mais valem a pena. Dessa forma, auxilia na tomada de decisões e facilita a criação de um plano estratégico, levando em conta se de fato estão alcançando resultados positivos, concretos e tangíveis.

Quando o empresário investe em ações com um bom retorno, a lucratividade é favorecida. Além disso, calcular o ROI direciona os recursos disponíveis para o melhor dos cenários, facilitando a realidade de lucrar mais com menos.

Assim como outros indicadores, o ROI também pode ser utilizado para acompanhar a saúde financeira da empresa, mostrando os investimentos que trazem lucros e aqueles que só acarretam prejuízos. 

Quero entregar o financeiro do meu negócio na mão de especialistas

Se você entende a importância de uma boa gestão financeira, sabe que é preciso investir em especialistas para evitar dores de cabeça e focar no que realmente importa. Nós da NuveCon contamos com um time de ponta, descomplicando as finanças da sua empresa com total segurança, tecnologia e um ótimo custo benefício. Acesse nosso blog para conferir outros conteúdos e entre em contato agora com um de nossos especialistas para saber mais sobre BPO Financeiro.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile