Para quem acompanha o blog da NuveCon, já deve ter lido por aqui sobre a importância dos dados e o quanto eles são relevantes para qualquer tipo de negócio.
Neste artigo, vamos te apresentar o KPI, sigla em inglês para Key Performance Indicator. Basicamente, o termo pode ser traduzido como Indicador-Chave de Desempenho, usado para avaliar os diversos cenários empresariais.
Leia o artigo até o final para conhecer os Indicadores-Chave de Desempenho e como usá-los no seu negócio.
O que são os KPIs?
Os Indicadores-Chave de Desempenho são valores quantitativos fundamentais que mensuram os principais processos internos de um empreendimento. Eles servem para medir a performance do que está sendo avaliado, seja uma estratégia, um investimento ou até um setor específico.
Um KPI não é uma métrica, mas uma métrica pode se tornar um KPI. Isso ocorre a partir do momento que a métrica passa a ser um fator relevante para a tomada de decisão e ação dentro de uma empresa.
De maneira geral, pode-se dizer que o KPI ajuda a entender o quanto uma estratégia está realmente funcionando. Para isso, é necessário utilizar outros dados de comparação, como os indicadores financeiros. Vale dizer que cada cenário exige um comparativo diferente conforme o que está sendo avaliado.
Tipos de KPI
Como as possibilidades de análise são infinitas, os KPI podem ser divididos em quatro tipos, de acordo com informações de um artigo sobre o tema do portal Resultado Digitais. São eles, indicadores de produtividade, qualidade, capacidade e estratégicos.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade servem para avaliar o rendimento e a eficiência dos processos das empresas, como o fluxo de caixa.
Indicadores de qualidade
Junto com os indicadores de produtividade, os indicadores de qualidade analisam imprevistos ou erros que ocorrem no negócio.
Indicadores de capacidade
Já os indicadores de capacidade avaliam quão competitiva uma empresa é.
Indicadores estratégicos
Por fim, os indicadores estratégicos mostram o andamento das metas definidas anteriormente, se houve progresso ou não, trazendo um comparativo entre o cenário atual e o esperado.
Como e quantos KPIs escolher para o seu negócio?
A resposta imediata seria: depende. Comece pelo básico, saiba qual é o principal objetivo do seu negócio e como pretende alcançá-lo. Depois, será mais fácil definir quais informações você necessita para analisar e tomar a melhor ação para chegar lá.
É importante lembrar que cada tipo e formato de empresa vai exigir a análise de KPIs específicos. Por exemplo, a receita é um KPI fundamental para todos os tipos de negócios, já que ela ajudará a entender como está a saúde financeira.
Outro KPI que vale ser analisado é o ROI (Return Over Investment), o Retorno sobre investimento, quanto está lucrando ou não com cada investimento realizado. De acordo com um conteúdo do canal Viver de Blog, uma fórmula simples de avaliar a relevância de um KPI é usar o critério SMART, explicado abaixo.
S (Specific) – Especificidade – Meu objetivo é específico?
M (Mensurable) – Mensurável – É possível medir o progresso até atingir o objetivo?
A (Attainable) – Alcançável – Esse objetivo é realista e pode ser alcançado?
R (Relevant) – Ele é realmente relevante para o meu negócio?
T (Time-related) – Qual o tempo estimado para alcançar esse objetivo?
Depois de responder essas perguntas, ficará mais fácil definir quais serão os Indicadores-chave de Desempenho analisados no seu negócio.
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