Ao adentrar no empreendedorismo, muitos são os termos e as tarefas que surgem para agregar na rotina dos negócios. Não são simplesmente palavras que devem ser apenas conhecidas pelos empresários, mas se tratam de ações efetivas que trazem mais clareza para as finanças de uma empresa.
Hoje, vamos falar sobre o fluxo de caixa e as vantagens de investir em um sistema integrado. Independente do cenário, seja de um micro ou pequeno empreendedor, ou de um grande empresário, quanto mais cedo souber interpretar os dados financeiros do negócio, mais rapidamente será possível manter uma gestão financeira eficiente e investir em tecnologias que tragam mais rentabilidade, principalmente a longo prazo.
Sem contar que os indicadores financeiros são termômetros fundamentais para avaliar a saúde financeira de qualquer empreendimento. Leia o artigo até o final para aprender sobre um dos principais indicadores sobre as finanças de seu negócio.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um indicador financeiro que mostra as entradas e as saídas do caixa da empresa, sendo utilizado para entender de onde está vindo o dinheiro e para onde está sendo direcionado. Ou seja, todo montante que entra e sai, entre os recebimentos (receitas) e pagamentos (despesas), devem ser considerados e registrados para avaliações ao longo do tempo. Segundo o artigo do Sebrae sobre o tema, é possível dividir o fluxo de caixa em três principais, conforme abaixo:
- Fluxo de caixa operacional, que considera os embolsos e desembolsos com a atividade da empresa;
- Fluxo de caixa de financiamento, com as entradas e saídas relacionadas a créditos com terceiros;
- Fluxo de caixa de investimento, que está ligado às movimentações dos proprietários.
Vale ressaltar que não basta apenas dedicar alguns minutos do dia para monitorar o fluxo de caixa, é importante ter clareza de que esse indicador deve ser utilizado como uma das ferramentas mais importantes para acompanhar o crescimento financeiro de um negócio.
Normalmente, as empresas começam a fazer o registro do fluxo de caixa em cadernos ou planilhas, abrindo espaço para possíveis falhas. No entanto, existem ferramentas que salvam a vida do empreendedor, como os softwares ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos da Empresa, na tradução), fazendo a integração desses e de outros dados.
Por que investir em um fluxo de caixa integrado? Veja algumas vantagens:
- Traz mais clareza sobre todos os pagamentos que a empresa deve realizar nos próximos dias, além dos valores que ela receberá em datas futuras;
- Faz a integração de todas as informações relevantes do negócio, facilitando uma melhor tomada de decisões em cenários de crise e no dia a dia, baseada em informações e dados tangíveis;
- Ajuda nas previsões, já que os dados são processados tecnologicamente e resultam em relatórios significativos, ajudando o empreendedor a se preparar para os contextos mais incertos e variados;
- Melhora o controle das despesas, organizando as contas a pagar por período e categorias, o que diminui as chances de pagamento duplicado;
- Por fim, investir em sistemas integrados economiza tempo e facilita novos planejamentos estratégicos para a expansão do empreendimento.
Apesar da correria presente na rotina, alguns empresários cuidam pessoalmente das finanças de suas empresas, enquanto outros optam pela facilidade e pelo custo benefício encontrado na estratégia de BPO Financeiro. Saiba mais sobre os segmentos atendidos pela NuveCon e conheça o nosso trabalho de terceirização financeira.
Automatize todos os processos financeiros e contábeis do seu negócio
Com a NuveCon você não precisa se preocupar: colocamos seu financeiro no modo automático. Somos especialistas em finanças e cuidamos do setor financeiro da sua empresa com tecnologia e total segurança. Controle de contas a pagar e a receber, redução de custos, clareza do fluxo de caixa e integração financeira e contábil fazem parte do trabalho de BPO Financeiro que oferecemos, tudo automatizado e alinhado com a realidade de cada empresa. Se ficou interessado (a), fale diretamente com um de nossos especialistas: Quero saber mais.