O financeiro de uma empresa é uma das áreas que mais exigem atenção do empreendedor, principalmente se ele mesmo for o responsável pelo departamento. Por envolver diversos números e indicadores, quando não controlados podem influenciar diretamente na saúde do negócio. Mesmo no caso de micro e pequenas empresas, conforme vão crescendo aumentam as demandas e a responsabilidade da administração financeira.
Se você é um profissional autônomo, ou micro e pequeno empresário, leia o artigo até o final para entender a importância de uma gestão financeira eficiente para o sucesso da sua empresa.
Para começar, vamos definir o que é Gestão Financeira:
A Gestão Financeira nada mais é do que o controle das atividades e dos processos financeiros de uma empresa. A partir desse gerenciamento, é possível analisar números e dados que favorecem o planejamento e a tomada de decisões que impactam o empreendimento de uma maneira geral.
Todos os recursos financeiros de uma empresa precisam ser bem administrados para viabilizar que metas sejam traçadas e resultados alcançados, servindo de parâmetro para os cenários futuros e as mudanças que possam aparecer.
Com o passar do tempo, é evidente que uma empresa que investe em gestão financeira se torne cada vez mais estável e alcance novos patamares de sucesso e crescimento. Apesar de ser um setor variável, complexo e que passa por fases diferentes, uma gestão profissional realmente possibilita ganhos positivos, ainda mais quando se trata de uma pequena empresa.
Conheça os principais elementos financeiros de uma empresa:
- Fluxo de caixa;
- Pagamento de contas;
- Identificação de despesas e custos;
- Equilíbrio entre gastos e ganhos;
- Conciliação financeira;
- Negociações;
- Investimentos;
- Capital de giro;
- Emissão de notas fiscais;
- Planos estratégicos para aumentar a lucratividade e reduzir os gastos.
Esses são só alguns exemplos de indicadores que fazem parte da rotina financeira de uma empresa, que pode ser de responsabilidade do próprio empresário, de um colaborador contratado para desempenhar esta função ou de um especialista que presta serviços terceirizados.
Afinal, por que fazer a Gestão Financeira da sua empresa é tão importante?
Apesar de não ser a realidade da maioria dos negócios, quando uma empresa tem uma gestão financeira eficiente se torna mais viável definir ações estratégicas para crescer e prosperar.
Além disso, gerenciar as finanças adequadamente diminui muito os riscos de cair em dívidas e falir, ainda mais no cenário brasileiro em que cerca de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas ficaram inadimplentes na pandemia, segundo dados da Serasa Experian divulgados pelo Jornal da Globo no começo de junho.
Sem contar que alguns empresários sequer mantêm uma rotina financeira mensal, com retirada fixa de lucro ou um pró-labore. Essa desorganização das finanças pode passar a sensação de que mesmo trabalhando bastante, não está lucrando.
Nesses casos, normalmente o principal erro cometido é misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais. Ou seja, para começar a ter resultados é preciso separar as despesas da Pessoa Física com as da Pessoa Jurídica, conforme o próprio Sebrae recomenda.
Veja três vantagens, a longo prazo, de ter uma gestão financeira eficiente:
- Alcança melhores resultados;
- Aumenta a lucratividade;
- Diminui as chances de falência.
Deu para perceber o quanto é importante ter uma gestão financeira em dia para a continuidade e crescimento do seu negócio, não é mesmo? Mas lembre-se, uma administração adequada requer conhecimento, tempo e empenho. Se você não está dando conta do recado, considere contratar um serviço de BPO Financeiro.
BPO Financeiro pode facilitar a administração das finanças do seu negócio:
A terceirização financeira é o que há de mais moderno e estratégico para facilitar a vida do micro e pequeno empresário. Isso porque todo o controle das finanças será de responsabilidade de um especialista em finanças, sem precisar passar horas fazendo essas atividades e quebrando a cabeça para aprender a trabalhar os números ao seu favor.
A médio prazo, a partir de um diagnóstico, com o BPO Financeiro é possível identificar o que pode estar impactando na lucratividade, além de avaliar os custos do serviço prestado, quais despesas podem ser eliminadas e outros fatores que antes não estavam sendo observados, trazendo mais assertividade para realizar as melhorias necessárias.
A NuveCon cuida das tarefas financeiras do seu negócio com tecnologia, segurança e profissionais altamente capacitados. Fale agora com um especialista para entender melhor como o BPO Financeiro pode alavancar seu negócio: Quero saber mais sobre terceirização financeira.