Números, dados e relatórios são fundamentais para acompanhar de perto o setor financeiro de uma empresa. A partir dos indicadores financeiros, é possível analisar a situação atual de qualquer negócio e ainda servem como referência para a tomada de decisões mais assertivas. Nesse sentido, o EBITDA é um dos indicadores financeiros mais importantes para a gestão do seu negócio.
Se você ainda não sabe sobre esse indicador, leia o artigo até o final para conhecer a sua importância.
O que é EBITDA?
A sigla se refere aos termos em inglês “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, que se traduz como lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Lajida). A partir do EBITDA, o micro ou pequeno empresário consegue avaliar a eficiência operacional e a lucratividade da empresa. Dessa forma, alguns fatores são desconsiderados no cálculo desse indicador, como as receitas de aplicações financeiras e os impostos e as despesas com desvalorização de ativos tangíveis.
É uma maneira de mensurar a saúde financeira de um negócio considerando apenas o que a empresa consegue gerar de receita, deixando de lado os efeitos financeiros ou o abatimento de impostos de qualquer natureza. Foi em 2012 que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou uma instrução para o cálculo do EBITDA, padronizando o cálculo no mercado a partir de 2013.
De acordo com artigo do Serasa Experian, “o EBITDA é igualmente categorizado como uma ferramenta que descomplica a vida do gestor durante o processo de tomada de decisão financeira.”
Qual a importância do EBITDA?
O foco do EBITDA é mostrar quanto sua empresa está lucrando com sua atividade fim, por isso é um dos indicadores financeiros mais importantes. Com o histórico da margem EBITDA em mãos, o gestor poderá prever a capacidade de geração de fluxo de caixa do negócio, além de explorar a rentabilidade de empresas concorrentes no mesmo setor.
Ou seja, acompanhar o EBITDA é tão importante quanto fazer a conciliação bancária, pois ambos ajudam a manter uma gestão financeira eficiente para o sucesso e o crescimento da empresa.
Como calcular o EBITDA?
Para encontrar a margem EBITDA, basta utilizar os dados disponíveis na demonstração de resultados de exercício (DRE) do seu negócio. Sua fórmula é: EBITDA = lucro operacional líquido + depreciações + amortizações.
Se o resultado for negativo, pode indicar que o negócio não é rentável. Isso pode ocorrer quando há erro na precificação dos produtos ou serviços, falta de controle de gastos e margem de vendas pequena, por exemplo. O cenário ideal é um EBITDA positivo, contribuindo para que os lucros da empresa se elevem e sejam direcionados para melhorias ou até para a distribuição de lucro entre os sócios.
Por que acompanhar o EBITDA?
Como dito anteriormente, o EBITDA demonstra se o seu negócio está tendo um aumento de produtividade efetivo ao longo dos anos. Também se trata de um indicador importante para acessar créditos ou aumentar a credibilidade da empresa em relação aos concorrentes. Contudo, não se esqueça que esse não é o lucro real da sua empresa e nem o único indicador financeiro que deve ser analisado.
Para manter o financeiro e as contas em dia, é preciso uma avaliação constante dos indicadores e números da sua empresa. A longo prazo, quando as métricas avaliadas são variadas, o empresário consegue mensurar, de fato, a eficiência e a produtividade do negócio.
Invista na terceirização financeira do seu negócio
Se você quer economizar e ainda ganhar mais tempo livre para focar no que realmente importa no seu negócio, contrate nosso serviço de BPO Financeiro. Nós da NuveCon somos especialistas em finanças e cuidamos de todas as tarefas financeiras da sua empresa com tecnologia, qualidade e segurança.
É como colocar o seu financeiro no modo automático: Conheça nossos planos e fale com um especialista para saber mais.