Ícone do site Nuvecon

Capital de giro: saiba mais sobre a reserva financeira fundamental para a saúde de uma empresa

Young Concentrated Businesswoman In Glasses And Striped Shirt Wo - Nuvecon

Young concentrated businesswoman in glasses and striped shirt working with papers at home

Se você é micro ou pequeno empresário, já deve saber da importância de manter uma gestão financeira eficiente, levando em consideração os indicadores dessa área e apostando em reservas, já que imprevistos sempre acontecem. É por isso que você precisa saber sobre o capital de giro. Sem um planejamento financeiro, não tem como enfrentar os períodos mais desafiadores sem grandes riscos e perdas. Mas, com uma boa estratégia financeira é possível vencer os momentos de crise. 

Para começo de conversa, o que é capital de giro? Saiba mais sobre a reserva financeira fundamental para a saúde de uma empresa. Leia o artigo até o final para uma melhor compreensão do conteúdo.

O que é capital de giro?

De forma resumida, o capital de giro é um montante necessário para que as atividades de uma empresa possam continuar funcionando por um determinado período. Ou seja, mesmo nos cenários mais desfavoráveis economicamente, principalmente influenciados por fatores externos, e até nos casos de inadimplência dos clientes, queda nas vendas e outras crises internas, o capital de giro representa o valor necessário para que a empresa continue em funcionamento. Como o próprio nome sugere, é o valor que faz com que a empresa continue a “girar”.

Nesse caso, o dinheiro do capital de giro deve ser utilizado para manter todos os pagamentos (fornecedores, salários e demais custos operacionais) e o estoque em dia, sem gastar desnecessariamente. No entanto, vale ressaltar que somente os empresários que têm esse hábito de criar as reservas financeiras, seja semanal, mensal ou semestral, poderão desfrutar de um capital de giro.

Como calcular o capital de giro?

Para encontrar o capital de giro da sua empresa, é necessário realizar a soma de todos os ativos correntes, isto é, todas as contas a receber e o valor que possui em estoque. Depois que obtiver o resultado, subtraia os passivos, que são os pagamentos a bancos e fornecedores, além de impostos e outras despesas. Pronto, aí está o seu capital de giro.

Por que é importante ter um capital de giro?

Diante de cenários cada vez mais incertos e voláteis, o capital de giro é um montante que pode salvar o seu empreendimento da falência. De acordo com artigo do Sebrae sobre o assunto, o capital de giro garante a saúde financeira da empresa. Ao mesmo tempo, é importante destacar que nem sempre ter um capital de giro alto significa que a empresa vai bem. Em alguns casos, pode representar que o estoque está excessivo, com baixa nas vendas, ou que não está ocorrendo investimento do capital do negócio.

Afinal, por onde começar?

Em primeiro lugar, invista em um planejamento financeiro eficiente para evitar passar por sufocos. Um bom plano estratégico pode tirar uma empresa da crise e fazer com que o negócio alcance outros patamares. Se você cuida do financeiro da sua empresa pessoalmente, tenha em mente os gastos futuros e como pode reduzir custos desnecessários. Também é importante ter clareza dos objetivos financeiros de médio e longo prazo.

Inclusive, se sobra dinheiro no caixa da sua empresa, pode ser uma boa oportunidade para começar o capital de giro. Existem ainda outras aplicações que podem alavancar o seu negócio, como investimentos de baixo risco e investir em terceirização financeira

Não se preocupe com o financeiro do seu negócio: Entregue-o nas mãos de especialistas

A NuveCon realiza um trabalho de BPO Financeiro, ou terceirização financeira, que facilita a vida dos empresários. Isso porque contamos com um time de especialistas em finanças, que cuidam de todos os processos financeiros da sua empresa com total segurança e tecnologia. O custo-benefício dessa estratégia é gigante, já que é como se você tivesse um especialista trabalhando em home office, sem os custos e as burocracias dos encargos trabalhistas. Quer saber mais? Veja os segmentos que atendemos: Para quem é o BPO Financeiro?

Tire todas as suas dúvidas com nosso especialista: Quero saber mais.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile