O que fazer com o dinheiro que sobra no caixa?

3d Illustration Of Woman With Light Bulb As Symbol Of New Creati - Nuvecon

Compartilhe nas redes!

Sobrou dinheiro no caixa da empresa? Saiba como direcionar esse capital da melhor maneira.

Manter a gestão financeira em dia é fundamental para que um empreendimento continue prosperando. Quando os números estão sendo acompanhados de perto, fica mais fácil planejar novas estratégias que possam alavancar ainda mais o negócio. E quando sobra dinheiro no caixa da empresa, você já sabe o que fazer e para onde direcionar? Existem algumas possibilidades mais vantajosas e assertivas que vamos sugerir a seguir. Mas, acima de tudo, ter um planejamento para esse excedente é o mais importante a ser considerado.

Leia o artigo até o final para saber como direcionar esse capital da melhor maneira.

Primeiro, como acompanhar o dinheiro que entra no caixa?

Para controlar o financeiro de uma empresa, existem alguns indicadores que devem ser observados continuamente para facilitar esse acompanhamento. Nesse caso, todo dinheiro que entra na conta bancária empresarial deve ser analisado através do fluxo de caixa. Essa ferramenta possibilita que o setor financeiro e os gestores monitorem todas as entradas e saídas de capital da empresa.

Quando a conciliação bancária faz parte da rotina do empresário, é possível ter um maior controle sobre a saúde financeira e manter o fluxo de caixa atualizado, facilitando na identificação do dinheiro que sobra. Ou seja, esse montante é o que excede no caixa empresarial, um ponto chave para considerar que a empresa está em um momento financeiro favorável.

Confira 4 formas inteligentes de usar o dinheiro que sobra no caixa da empresa

  • Faça uma reserva de emergência.

Se você ainda não conta com uma reserva de emergência para a sua empresa, repense isso agora mesmo. De acordo com um artigo do Sebrae Respostas, “a reserva de emergência pode ser definida como uma reserva de calma, para proporcionar alívio financeiro em momentos críticos”. Os imprevistos acontecem quase que diariamente, sem contar as instabilidades econômicas que não estão no seu controle, por isso as reservas são uma boa opção para usar o dinheiro que sobra no caixa. 

  • Faça investimentos de baixo risco.

Dependendo de cada contexto, se a sua empresa conta com estruturas físicas, por exemplo, pode ser válido investir em melhorias que esteja precisando, como uma reforma ou novos equipamentos. Outro tipo de investimento seria no mercado financeiro, com foco nos investimentos de baixo risco, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Esse tipo de aplicação de renda fixa é ideal para quem está começando nos investimentos, já que oferece opções com liquidez diária – você pode resgatar o valor no mesmo dia ou em até 1 dia útil, e ainda tem um rendimento mensal melhor do que as tradicionais poupanças. Para facilitar o entendimento, segundo artigo do Banco Pan, o CDB funciona dessa forma: “Quando você compra CDB de um banco, você está emprestando uma grana para a instituição que emitiu o título (ou seja, o CDB). Para “agradecer” pela grana emprestada, o banco te devolve o dinheiro depois com o acréscimo de juros”.

  • Faça a distribuição de lucros.

Outra alternativa interessante para o dinheiro que sobra no caixa da empresa é fazer a distribuição de lucros entre os sócios ou uma bonificação para a equipe. Esse seria um incentivo em forma de reconhecimento pelos resultados alcançados, fazendo com que a organização como um todo se mantenha motivada para atingir outros patamares.

  • Invista na terceirização financeira do seu negócio.

Por fim, a sobra de capital no caixa pode ser usada para investir em BPO Financeiro. Nesse caso, todos os processos financeiros do seu negócio estarão à cargo de especialistas na área, que podem aumentar a eficiência do setor financeiro e a produtividade dos gestores, que terão mais tempo para focar no core business

Conheça agora o serviço de BPO Financeiro da NuveCon

Se você quer elevar a gestão financeira do seu negócio para outro patamar, conheça nosso serviço de terceirização financeira. Toda burocracia dos processos financeiros estará nas mãos dos nossos especialistas em finanças, que vão realizar uma série de atividades essenciais para a saúde financeira da sua empresa, como:

  • Gestão e controle de contas a pagar e contas a receber;
  • Emissão e envio de boletos bancários;
  • Emissão e envio de notas fiscais;
  • Conciliação bancária;
  • Acompanhamento de métricas financeiras;
  • Relatórios de resultados.

Tudo isso com um investimento de baixo custo, segurança em todo o processo e eficiência comprovada no setor financeiro, com planos exclusivos para o seu negócio. Fale agora com um especialista: Quero investir em BPO Financeiro.  

 

Classifique nosso post [type]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Business People Are Brainstorming - Nuvecon

Saiba o que é Roadmap e como usar no seu financeiro

Para ser um profissional autônomo exige-se alguns esforços, como conhecer uma série de métodos, estratégias e capacitações, sejam eles aprendidos no ensino formal ou de maneira autodidata. Se você é micro ou pequeno empresário, sabe da importância de utilizar ferramentas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Para os empresários, qualificar a saúde financeira de seu negócio…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top